sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Sanduiche pra irmã

Minha irmã não come nada...
 
Me impressiona pois nós fomos criados comendo de tudo e sempre fomos incentivados por nossos pais a experimentar coisas diferentes. Enfim, não ter preconceito com comida. Comigo deu certo, com ela nem tanto.
 
Então toda vez q ela vai comer em casa eu acabo ficando preso a uma serie de restrições. Dessa forma, aproveito pra tentar fazer coisas no ramo mais do junk food, q ela adora. Panquecas, sanduiches, waffles, enfim, tudo o q é besteira!
 
Semana passada ela foi em casa e resolvi fazer um sanduiche diferente e fácil de fazer. Alias, quase tudo q eu to colocando aqui é fácil de fazer. Meu lema é q se eu, que não tenho nenhum treinamento de cozinha e não sei nem descascar uma laranja direito consigo, todo mundo consegue.
 
Olha o menino ai...
 
 
O sanduiche leva os seguintes ingredientes:
 
Ciabatta
Bife - Usei file mignon, mas vc pode usar contra file, ou patinho, ou outra carne de sua preferência.
1 Ovo
Farinha de Rosca
Rucula
Tomate Cereja
Queijo Gouda
Mostarda amarela
Mostarda Dijon
Mel
 
Como podem ver, nada de outro mundo. Se quiser usar queijo prato pode, mas o Gouda é um pouquinho mais amendoado e harmoniza melhor com os outros ingredientes e com o molho q acompanha o sanduiche. Em qualquer super mercado tem, já fatiado o q é mais fácil ainda. A Ciabatta vale a pena comprar numa padaria, costuma ser muito melhor.
 
Pra preparar é o seguinte:
 
 
Aqueça o forno na temperatura mínima e coloque as ciabattas dentro dele. Dessa forma, quando você for preparar o sanduiche o pão estará quentinho, como se tivesse ficado pronto na hora. Só não deixe o forno alto pro pão não ficar quebradiço. Temperatura mínima.
 
Agora o molho. Pegue uma colher de mostarda amarela e uma colher da mostarda dijon e misture bem. Após isso, acrescente mel aos poucos. A ideia é q o sabor fique levemente adocicado, mas sem tirar o ardidinho das mostardas. Misture tudo e reserve. Corte o tomatinho em fatias e também reserve.
 
Pegue o ovo e coloque numa vasilha. Pegue os bifes, pincele com o ovo e passe na farinha de rosca. Exatamente como se faz um bife a milanesa. Quando todos os bifes tiverem empanados (estou imaginando aqui q vc não vai fazer só um sanduiche hehe) aqueça bem uma frigideira e coloque um fio de azeite e basta grelha-los. Se quiser fritar ótimo, eu não gosto. Prefiro deixar grelhado, alem do q fica menos junkie.
 
A ciabatta é um pão grande, vc provavelmente terá problemas na confecção do sanduiche pois dificilmente o tamanho do bife será igual ao tamanho do pão. Assim, fica mais fácil cortar os bifes em tiras.
 
 
 
Pra preparar corte a ciabatta, coloque as tiras do bife até preencher bem o pão, depois a rúcula e o tomatinho. O molho por cima e por ultimo o queijo e boa refeição!

2 comentários: